Cunene: conheça as suas principais atrações turísticas | Alegro Blog
Viagem
06 Nov 2020
Alegro
5701 Visualizações

Cunene: conheça as suas principais atrações turísticas

Cunene, localizada no sul de Angola é uma província cuja capital se chama Ondjiva. 

Com mais de 87 mil km2, a província conta hoje com um total de 6 municípios, sendo eles Kuanhama, Ombadja, Cuvelai, Kuroca, Kahama e Namacunde. 

Na região, as principais atividades econômicas são a agricultura e pecuária, o que é bem comum na maioria das províncias próximas a Cunene. 

Graças ao solo fértil em Angola, muitas das províncias têm a agricultura como principal atividade econômica. 

A população local é predominantemente rural, sendo sua origem a Ambó. Nesse post, falaremos mais sobre os principais pontos turísticos de Cunene. 

Acompanhe as nossas dicas abaixo! 

1- Reserva Natural de Mupa 

Essa reserva fica situada no norte de Cunene e tem mais de 6.600 km2. Ela conta com uma variedade enorme de animais que precisam ser preservados, como hienas, leopardos, girafas, zebras, elefantes, hipopótamos, leões, impalas e palancas. 

Infelizmente, devido à caça ilegal, grande parte dessas espécies correm risco de extinção. 

2- Barragem de Ruacaná 

Se você for até Cunene, um ponto turístico que não pode deixar de conhecer é a Barragem de Ruacaná, onde ficam as Quedas de Ruacaná, próximas ao Rio Cunene e fazendo fronteira com a Namíbia. 

Essas são as maiores quedas da região, com pouco mais de 100 metros de altura! O visual na região é incrível e a visita com certeza vale a pena ser feita. Separe um dia de calor para poder aproveitar e tomar um banho na cachoeira! 

3- Quedas do Monte Negro 

Cachoeiras não são nada incomuns em Cunene, assim como na maioria das províncias de Angola. 

Se você gosta de nadar em cachoeiras, estará indo para o paraíso. Localizadas na região do Kuroca, as Quedas do Monte Negro também fazem fronteira com a Namíbia e têm um dos visuais mais bonitos de Cunene. 

4- Embala Grande 

Se você quiser conhecer mais sobre a história de Cunene, visite a Embala Grande, o local onde foram sepultados os corpos de 11 reis da região.  

Ali perto há também a Fortaleza Roçada, que serviu durante muitos anos de base militar. Lá, os militares lutavam contra a ocupação especialmente nas áreas do sul de Xangongo. 

5- O que comer em Cunene 

A culinária típica de Cunene é um pouco diferenciada de outras províncias de Angola, e por isso vale a pena experimentar algo diferente. 

Os pratos mais consumidos na região são iguarias, por exemplo, o funge de massangomavanda que são preparados com mafuma (um prato à base de carn de rã). Além disso, geralmente são acompanhados por quimala ou bagre. 

A carne bovina também é apreciada na região, e a maioria dos pratos é preparada à base de algum tipo de carne. É quase como um componente obrigatório da alimentação de Cunene. 

Já a bebida local é malodo, também conhecido como macau. Essa bebida é feita a partir de cevada fermentada e canhome, um aguardente feito com frutas silvestres. 

Apesar de ser feita com cevada, não tem nada a ver com a cerveja que conhecemos aqui. Por isso, vale a pena provar! 

6- Festas típicas da região 

Os principais festivais que ocorrem na região acontecem no dia 6 de fevereiro e no dia 10 de julho, onde são comemorados, respectivamente, o dia do Rei Mandume e a festas da cidade de Cunene. 

Ao longo do ano, também são comemoradas algumas festas típicas, como ritos de passagem (a festa da circuncisão), também chamada de Coenday, e a festa da puberdade, que ocorre entre os meses de setembro e dezembro. 

7- Onde se hospedar na região 

Na província de Cunene, você não encontrará nenhum hotel. Se você optar por hotéis, precisará ficar em outra província e visitar Cunene durante o dia. 

Porém, há pensões na região e complexos turísticos para quem quer se hospedar por algumas noites. 

Além disso, há quem alugue casas para temporadas para turistas. É uma opção mais viável do que ficar hospedado em outra província e viajar para Cunene durante o dia. 

Para chegar até Cunene, você poderá viajar através dos aeroportos que ficam em Ondjiva, ou em Cahama. 

Mas se você preferir viajar de ônibus ou de carro, poderá sair de Kwanza Sul, Benguela ou até mesmo de Namibe, que são as opções mais viáveis em termos de vias terrestres. 

O que você acha de conhecer Cunene nas suas férias?  

Deixe o seu comentário, compartilhe esse post em suas redes sociais e aproveite para dar uma lida nos outros posts que preparamos para você sobre as principais províncias de Angola!