O que visitar nos arredores de Luanda | Alegro Blog
Viagem
10 Feb 2021
Alegro
794 Visualizações

O que visitar nos arredores de Luanda

Luanda é a capital de Angola e, por toda sua riqueza cultural, a maioria dos guias foca apenas na sua parte central. No entanto, você já parou para pensar sobre o que fazer e visitar nos arredores de Luanda?

Afinal de contas, nas suas proximidades há muita coisa legal para conhecer e experiências para ter. Para saber mais sobre isso, acompanhe até o final!

A província de Luanda

A província de Luanda possui como capital o município de mesmo nome, a qual também é capital do país. De acordo com o censo do país, são quase 8 milhões de habitantes, com uma área de quase 19 mil km²

Esta província é considerada a mais densamente povoada de Angola como um todo, sendo também a mais rica. Neste sentido, é a que possui a melhor infraestrutura no país.

Por tudo isso, há muito o que fazer tanto na província quanto na capital Luanda. Pontos culturais, como o Viking Club, o Instituto Goethe a Alliance Française e a Midiateca de Luanda são quase mandatórios para quem vai visitar a cidade.

Já, para quem gosta de cultura e história, há três museus em particular. São eles o Museu Nacional de Antropologia, que data do século XVIII, o Museu Nacional de História Natural, com exposição de fauna, e o Museu das Forças Armadas, que fica na Fortaleza de São Miguel.

Para se hospedar, a cidade possui uma rede hoteleira de grande qualidade, seja nos centros mais urbanos ou mais afastados. Por isso, há muitas opções de escolha.

Os arredores de Luanda

Pois bem, agora que você já sabe em maiores detalhes sobre as principais atrações na capital Luanda, é hora de conhecer algumas opções nos seus arredores. Isto porque há muito mais para quem gosta de visitar e conhecer a cultura local.

Um município próximo que costuma atrair os visitantes é Cacuaco. Com suas praias de areia branca, foi construída como uma vila de pescadores, e acabou crescendo com o tempo.

Por lá, algo de grande destaque é a festa em homenagem a São João Baptista, padroeiro da cidade. Esta festa ocorre em todos os anos, sempre no mês de junho.

Além desse local, outro ponto para a sua viagem deve ser o Mercado do Km 30. Nele, são vendidos produtos de todo o país, especialmente da região de Luanda. Entre os moradores locais, diz-se que há de tudo neste mercado.

Inclusive, muitos mercadores que vendem em regiões mais centrais da capital compram seus produtos no Mercado 30. Então, para ter tudo fresquinho, você pode ir lá e conhecer diretamente tudo que possui.

Outros municípios de interesse são Belas, com seus distritos, Cazenga, ao sul de Cacuaco e Viana, este a 18 km da capital. Em geral, todos estão nas proximidades e possuem as suas próprias atrações.

Ideia de roteiro

Para finalizar, então, temos uma ideia de roteiro para quem deseja conhecer os arredores de Luanda e toda sua riqueza. Para isso, o ideal é acordar bem cedo, para aproveitar o dia em toda sua extensão.

Então, saindo de Luanda, primeiro vá a Cacuaco. Por lá, pode incluir o que quiser em seu roteiro, e até passear pela região para conhecê-la. Ainda assim, indico que inclua o mercado de peixe, que é muito famoso.

Depois disso, você pode escolher algum dos outros municípios próximos para visitar, como Cazenga ou Belas. Cada um possui atrações distintas e que podem combinar mais com o seu gosto.

Voltando para Luanda, visite o Mercado 30 em seu caminho. Em seguida, visite bairros como o Bairro Operário (BO), Sambizanga e Cazenga, mais relacionados com a classe operária e que nem sempre estão nos roteiros turísticos.

E então, gostou desta ideia alternativa do que fazer em Luanda? Então leia mais de nossos posts e descubra mais sobre Angola!